Os Benefícios Da Musicoterapia Na Saúde Mental

Os Benefícios Da Musicoterapia Na Saúde Mental

Quem nunca se animou, ou até chorou, após ouvir uma música? Não há dúvidas de que a música é capaz de mudar o nosso humor, reavivar nossas memórias e nos emocionar. Presente no nosso dia a dia, a música agora também é utilizada para melhorar a saúde mental.

O que é a musicoterapia?

A musicoterapia é junção de arte e saúde, que surgiu nos hospitais militares da Segunda Guerra Mundial. Na época, a música era utilizada para ajudar os militares que tinham retornado da guerra e estavam sofrendo com transtornos mentais e emocionais.

Após uma série de estudos e comprovações científicas dos seus benefícios, a musicoterapia ganhou então o seu espaço em clínicas psiquiátricas. Segundo esses estudos, esse tratamento é capaz de melhorar a comunicação, expressão e aprendizado do paciente.

Como funciona o tratamento?

O tratamento não é mais tão básico quanto na época em que surgiu, não se resumindo a escolha de músicas prontas. Com o avanço das pesquisas na área, a musicoterapia aprimorou seus métodos e atualmente utiliza frequências sonoras estudadas e escolhidas para produzir o efeito necessário em cada caso. Essas ondas sonoras são então codificadas, decifradas e armazenadas pelo cérebro do paciente, que pode participar de forma ativa ou passiva. 

O paciente ativo no tratamento também aprende a tocar os instrumentos e acompanha enquanto a música toca, enquanto o paciente passivo apenas observa. Há também musicoterapia em grupo, onde os dois tipos de paciente podem participar.

Quem pode exercer a profissão?

Um musicoterapeuta habilitado deve ter bacharelado em Musicoterapia, ou uma especialização caso seja graduado em música ou na área da saúde. Durante o curso, o profissional irá adquirir conhecimentos sobre música, psicologia e neurociência. 

Os principais benefícios da musicoterapia

Durante as pesquisas realizadas, cientistas observaram que a música ativa a mesma parte do cérebro que ativamos ao nos comunicarmos com alguém. Por isso, o principal benefício da musicoterapia ocorre na comunicação e na relação entre paciente e terapeuta, melhorando a habilidade de auto expressão ao longo do tratamento. No entanto, existem outros benefícios, que citaremos a seguir:

  • redução da ansiedade;

  • melhora dos distúrbios do comportamento;

  • ajuda para suportar dores crônicas;

  • melhora na expressão corporal;

  • aumento da produção de endorfina.

Além dos benefícios citados acima, a musicoterapia também pode ser utilizada em pacientes que sofrem de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer. 

As principais aplicações da música 

Ainda há muito para explorar sobre os efeitos da música na nossa saúde e no nosso emocional, mas durantes os anos ficou comprovado algumas reações do corpo com músicas e casos específicos, tais como:

Diminuição do estresse: músicas calmas ou alegres ajudam a diminuir o estresse e produzir endorfina, melhorando a rotina. 

Socialização de pessoas com autismo: tocar algum instrumento também é uma forma de comunicação, ajudando na interação.

AVC: ao sofrer um acidente vascular cerebral, muitas pessoas sofrem com afasia e utilizam da musicoterapia para recordar palavras e melhorarem a comunicação.

Parkinson: algumas músicas com percussões podem ajudar a diminuir o tremor.

Para quem é indicado?

Além dos casos citados acima, a musicoterapia pode trazer benefícios para todos. Há estudos que comprovam que ouvir músicas durante a gravidez acalma o bebê, e durante uma cirurgia, diminui as dores e o uso de medicamentos na recuperação.

 

Sabendo da importância de um atendimento humanizado e dinâmico quando se trata de saúde mental, a Clínica Crescer possui musicoterapia em seus serviços para proporcionar bem-estar e cuidado profissional aos seus pacientes. Entre em contato conosco, clicando aqui, e faça uma visita à nossa unidade no Riacho Fundo-DF! 

Whatsapp