Terapia e Psicologia: Você Conhece as Diferenças?

Terapia e Psicologia: Você Conhece as Diferenças?

Em um momento onde o psicológico humano, na sociedade como um todo, encontra-se fragilizado por diversas razões, considerando principalmente as complicações mentais que assolam o comportamento das pessoas nos dias de hoje – ansiedade, estresse excessivo, depressão –, o suporte do profissional psicólogo se faz essencial, sendo a assistência, muitas vezes indispensável, no combate a esses quadros que prejudicam tanto a saúde mental.

A área da medicina psicológica, então, cresce cada dia mais e aumenta seu campo de estudo, contando agora com diversas divisões que podem aprofundar mais as pesquisas e a dispersão de conhecimento sobre o cérebro humano. Sendo assim, existe certa confusão quando na hora de decidir pelo melhor acompanhamento: um psicólogo ou um terapeuta?

A Clínica Crescer preparou um conteúdo para explorar os principais conceitos e diferenças sobre essas duas especialidades. Acompanhe abaixo a leitura.

Primeiro: o que faz um psicólogo?

A principal função do psicólogo é oferecer auxílio às pessoas, de qualquer idade, no que diz respeito a trabalhar problemas pessoais, traumas, e outras complicações, com o intuito de melhorar a saúde mental e a qualidade de vida. Analisando o comportamento do paciente por meio do diálogo e estudo das emoções, o especialista na área observa as atitudes e descrição dos casos, para entender a raiz de tais sentimentos, e promover uma melhor compreensão das emoções e demandas comportamentais.

Em quais áreas o psicólogo atua?

Abrangendo diversos segmentos da psicologia, um psicólogo pode contribuir com as seguintes áreas:

  • psicologia escolar;

  • psicologia do trabalho;

  • psicologia social;

  • neuropsicologia;

E um terapeuta, o que faz?

A definição de terapeuta, atualmente, tem sido usada para designar conselheiros no geral e assistentes sociais, e sua função deve-se, essencialmente, à sua área de especialização; geralmente, o terapeuta é formado em mais de uma área de estudo da saúde humana, podendo ser não só no âmbito psicológico, mas físico também, tornando a especialidade ainda mais completa.

Em quais áreas o terapeuta atua?

A terapia, diferente da psicologia, pode trabalhar inclusive com o físico do paciente, dependendo do caso e da demanda clínica em questão. O profissional pode exercer as funções de um psicólogo, de abordagem, por meio do diálogo, as questões emocionais e comportamentais, mas também pode atuar em áreas como:

  • acupuntura;

  • massoterapia;

  • bioenergética;

  • yoga;

  • terapia comunitária integrativa;

  • termalismo, e entre várias outras especialidades.

Em resumo, quais as diferenças entre esses dois profissionais?

A diferença é, basicamente, relacionada à formação: o psicólogo, para ser considerado profissional nessa área, precisa deter a graduação na área, e a sua rotina de atuação será voltada para o diagnóstico dos pacientes e tratamento por meio das sessões de análise comportamental e abordagem de experiências, sentimentos e emoções.

Já o terapeuta trabalha com o tratamento que visa a integração social do paciente em questão, além das especialidades citadas acima, podendo atuar em divisões de serviço social local. São profissionais que, necessariamente, precisam de alguma especialização, não fixos apenas no segmento psicológico. Por serem considerados, muitas vezes, como assistentes sociais, os terapeutas podem atender uma área mais abrangente e expandir mais suas especialidades.

O que é, então, a psicoterapia?

Quando uma área complementa a outra, usando de abordagens como a Terapia Positiva, Terapia Sistêmica e Terapia Cognitivo-Comportamental, é que se dá o papel do psicoterapeuta, proporcionando ao paciente um tratamento mais completo, dependendo do quadro. A psicoterapia pode ajudar nos seguintes casos:

  • promover pensamentos e resoluções mais racionais;

  • fortalecer a saúde mental;

  • ressignificar acontecimentos e experiências ruins;

  • aliviar sofrimentos, que podem ser cotidianos ou não;

  • ajudar no processo de autoconhecimento do paciente, entre diversos outros benefícios.

Considerando suas diferenças, tanto o psicólogo quanto o terapeuta são profissionais essenciais no processo de cuidado da saúde mental, contribuindo com a melhora no bem-estar e qualidade de vida.

 

A Clínica Crescer, especialista em atendimento psiquiátrico humanizado, conta com uma equipe de profissionais responsáveis pelo atendimento psiquiátrico e terapêutico, dinamizado e integrado, prezando pelo bem-estar dos nossos pacientes. Clique aqui para agendar uma visita à nossa clínica no Riacho Fundo-DF.

Whatsapp