A Psiquiatria é responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças psíquicas, proporcionando qualidade de vida e bem-estar ao paciente.
Os profissionais da área conseguem ajudá-lo com diversos transtornos, contribuindo para aspectos do comportamento, melhorando relacionamentos sociais, mudanças repentinas de humor, queda na concentração e outros.
Em razão da formação médica, a primeira consulta com um psiquiatra se assemelha muito com outras consultas médicas. O primeiro passo é sempre analisar o histórico médico do paciente, além de uma observação detalhada dos seus hábitos pessoais, como relações familiares e o ambiente de trabalho. Em seguida, é realizado uma série de exames físicos, extremamente importantes antes de qualquer diagnóstico. Após diagnosticada a situação, o tratamento adequado é iniciado.
Existem três formas de abordar a Psicoterapia no tratamento psiquiátrico.
Tratamento psicoterápico — não utiliza medicamentos.
Tratamento farmacológico — utiliza medicação psiquiátrica, como ansiolíticos.
Tratamento combinado — a junção dos dois tratamentos para uma recuperação efetiva.
Transtornos do Humor;
Transtornos Alimentares;
Transtornos de Ansiedade;
Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC);
Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade;
Autismo;
Alzheimer;
Esquizofrenia;
Transtornos pelo uso de substâncias psicoativas.
Embora o tratamento psiquiátrico não se resuma apenas a prescrição de remédios, como explicamos no texto acima, ainda assim é recomendado que o tratamento também tenha o acompanhamento de um psicólogo, ou ainda outros especialistas a depender do caso, como fonoaudiólogos e neurologistas.
A Clínica Crescer possui atendimento humanizado e uma equipe qualificada para promover a qualidade de vida do paciente em sua unidade no Riacho Fundo I.
A Psicoterapia é responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças psíquicas, proporcionando qualidade de vida e bem-estar ao paciente.
A Horticultura Terapêutica estimula pacientes a estarem ao ar livre fazendo a manutenção de hortaliças e cuidando de plantas medicinais em um ambiente relaxante.
Os pacientes internados possuem uma alimentação balanceada e planejada pela equipe de nutrição, que cuida desde o plano dietético até a garantia de higiene do refeitório.
A Terapia Individual é baseada na busca por elementos inconscientes que influenciam diariamente nos sentimentos, pensamentos e ações do indivíduo.
Unindo música e saúde, a Musicoterapia ganhou seu espaço nas clínicas psiquiátricas após estudos que comprovam o seu benefício na melhora da concentração, comunicação e expressão do paciente.
A Psicoterapia em Grupo é o método terapêutico em que o profissional atende três ou mais pessoas, mediando conflitos e proporcionando uma relação aberta, acolhedora e saudável entre os envolvidos.
A assistente social é responsável por assegurar o bem-estar do paciente, seja físico, psicológico ou social, e valorizando o desenvolvimento integral do ser humano como sujeito de direito.
Artes Cênicas e Psicoterapia se unem para ajudar no bem-estar emocional e social, complementando o tratamento de pessoas com transtornos de humor ou dificuldades de socialização.
A Yoga se tornou uma terapia alternativa capaz de melhorar a qualidade de vida e reequilibrar o indivíduo, tanto fisicamente quanto mentalmente.
A Psicoterapia Familiar é o método terapêutico em que o mesmo psicólogo atende vários membros da família ao mesmo tempo, buscando mediar e ajudar a solucionar conflitos no ambiente familiar.
Com acompanhamento 24h de um quadro de enfermeiros e técnicos em enfermagem qualificados, os pacientes têm sua integridade física e mental asseguradas.
Uma das especialidades da terapia ocupacional, a Arteterapia utiliza da arte e da expressão artística para recuperar a saúde mental, o bem-estar emocional e a socialização do paciente.